top of page

Filosofia da Religião, quem precisa disso?

Bem vindo ao meu blog!

Para ser sincera, enrolei pra caramba para chegar a este ponto. Desde quando comecei meu mestrado em Filosofia da Religião, em agosto de 2013, pensava em transmitir tudo aquilo que estava aprendendo. Mas, o medo e a vergonha me seguraram todo este tempo.

Agora, no segundo semestre do meu doutorado na área, chegou a hora.

Vamos direto ao ponto: por que estudar temas na filosofia da religião? Que benefício existe em aprender sobre isso?

Bom, esta é uma pergunta que exige uma resposta prática. A realidade é que você só saberá quando começar a ver por você mesmo quão importante esse assunto é ao ler os posts. Mas, por hora, aqui vai uma resposta um tanto quanto insatisfatória: porque as ferramentas da filosofia trazem à tona uma nova e fascinante dimensão da religião que você, quem sabe, nunca tenha experimentado.

Meu bacharelado é em teologia e acredite-me quando digo que as ferramentas teológicas são uma paixão que nunca esquecerei e nunca deixarei de lado. Mas o método filosófico me abriu a um mundo totalmente diferente. O uso da lógica, de argumentos formais, de pensamento profundo e sistemático sobre assuntos religiosos pode ajudar-lhe em pelo menos três aspectos:

1. Em pensar de forma crítica nas crenças religiosas que, ou você tem, ou que grandes denominações religiosas possuem.

2. Em poder desenvolver uma conversa inteligente com não-religiosos ou religiosos.

3. Em estar por dentro dos mais recentes (ou mais antigos) debates na área da filosofia da religião.

Sócrates, através da pena de Platão, foi quem primeiro estabeleceu uma máxima que me arrepia cada vez que paro para pensar:

"A vida que não é examinada não vale a pena ser vivida."

Se foi exagero, em uma tentativa de expor capacidade retórica, não sei. Mas acredito que existe uma verdade profunda nessas palavras: um ser humano que nunca parou para refletir profundamente e confirmar seus valores, suas crenças e suas ações, refletindo em suas implicações e coerência, não entende muito bem para o que vive. E se alguém não entende porque vive, para quê viverá?

Para obter este fim, o de viver uma vida examinada, prometo que, por minha parte, tentarei ao máximo ser clara e ao mesmo tempo profunda em minhas abordagens de diversos temas. Citarei artigos e livros adicionais para um estudo mais aprofundado. Mais importante ainda, prometo colocar em cada post o melhor que posso dessa área de conhecimento que amo tanto.

Espero que a nossa jornada seja proveitosa, tanto para você quanto para mim.

Featured Review
Tag Cloud
bottom of page