Mulheres na filosofia da religião
Feliz dia da mulher!
Hoje eu decidi fazer uma homenagem às inteligentíssimas (e raras) mulheres fazendo filosofia da religião.
A filosofia é uma área de estudo notoriamente machista. A história da filosofia clássica e medieval não ajuda...só homens! Mas, com a entrada da era moderna começamos a ver algumas mulheres brilhando através de suas ideias e obras escritas. Infelizmente, como uma sub-área da filosofia, a filosofia da religião consegue ter menos presença feminina do que outras áreas da filosofia.
Hoje em dia são poucas, mas são "megacéfalas"! Essas mulheres tem argumentação clara, argumentos concisos e coerentes, e, acima de tudo, apresentam uma sensibilidade que é rara entre os homens. Nem preciso dizer que recomendo *fortemente* ler os livros delas (se você sabe ler inglês, é claro).
Vou nomear as top 5 já que não tenho espaço para colocar todas as que estão trabalhando na área atualmente.
1. Eleonore Stump
De longe, a Dra. Stump é minha filósofa da religião preferida! Na verdade, independente de sexo ela é a minha favorita. Filósofa católica e professora na Saint Loius University, os livros dela sobre Deus e o tempo, Tomás de Aquino e o problema do sofrimento são fantásticos. O livro dela no problema do sofrimento, "Wandering in darkness: narrative and the problem of suffering" [Vagando na escuridão: narrativa e o problema do sofrimento], é a melhor obra no assunto que já li (e olha que já li algumas!).
Além de livros fenomenais, ouvir essa mulher falar em conferências é uma experiência e tanto. Baixinha, mas com um raciocínio e sensibilidade de causar espanto, além de sempre ser super querida comigo e com qualquer um que se aproxime dela.
2. Marilyn Adams
A Dra. Adams é filósofa e bispa da igreja Episcopal, além de professora emérita do famoso programa de filosofia da Rutgers University. Apesar de ser casada com um renomado filósofo da religião, Dr. Robert Adams, ela sempre brilhou igualmente em seu trabalho. Assim como a Eleonore Stump, as pesquisas dela foram na área da metafísica, problema do sofrimento e filosofia medieval.
De longe o livro mais brilhante dela é "Horrendous Evils and the Goodness of God" [Maldades horrendas e a bondade de Deus]. Esse livro é profundo e poético ao mesmo tempo! E ouvir essa mulher dar palestras é um bálsamo. Não por ela ser queridinha e sensível, justamente pelo contrário! Ela é direta ao ponto e intolerante a raciocínio preguiçoso.
3. Linda Zagzebski
Se tem uma mulher prolífera na área da filosofia da religião, é essa! Nunca vi ter tanto tempo para escrever e pesquisar...
A Dra. Zagzebski pesquisa em áreas de extrema complexidade na filosofia da religião na Universidade de Oklahoma e não tem tempo ruim pra ela. A especialidade dela é o relacionamento entre fé, razão e ética, e o problema da liberdade humana e a presciência divina. Até onde eu saiba, foi a primeira presidente mulher da Sociedade de Filósofos Cristãos (2004-2007).
4. Nancey Murphy
Acompanhando a Dr. Zagzebski está outra cabeçona que escreve mais artigos do que eu como refeições: a Dr. Murphey (são 12 livros como editora e 9 livros escritos, sem contar as dezenas e dezenas de artigos). Ela é professora de filosofia do cristianismo na Fuller Theological Seminary e pesquisa extensamente na área de filosofia da mente, religião e ciência e neurociência.
Para aqueles que não acreditam no dualismo entre corpo e alma, ela tem fantásticos argumentos a favor do materialismo cristão. Dê uma lida no livro dela, Bodies and Souls, or Spirited Bodies.
5. Lynne Rudder Baker
A Dr. Baker com certeza é mais reconhecida e proeminente no meio da filosofia da religião do que outras que mencionei acima, mas como não tenho muito contato com o material dela, ela ficou em quinto lugar. Porém, isso definitivamente não reduz a importância do trabalho dessa mulher na área da metafísica, livre-arbítrio e alma e corpo.
Ela é professora emérita de filosofia aqui na Universidade de Massachussets e tem uma penca de publicações. Vou colocar o livro mais recente dela aqui, mas não posso recomendá-lo pois ainda não o li.
Essa é a minha seleção das cinco mais fascinantes filósofas da religião da atualidade. Pelo que percebo nas conferências, uma nova geração de mulheres está surgindo e deixando sua marca. Quando esta que vos escreve publicar um livro, recomendarei por aqui. ;)