top of page

A filosofia da oração intercessora

Esse tópico definitivamente não está entre os temas mais introdutórios da filosofia teológica (uma sub-área da filosofia da religião), mas essa semana o assunto surgiu em algumas conversas e resolvi escrever a respeito.

Apesar da oração fazer parte de praticamente todas as religiões (de uma forma ou de outra), é no cristianismo que a oração intercessora é praticamente um mandamento. Em primeiro lugar, o que é uma oração intercessora? Nos termos mais básicos, é uma oração de petição em que o crente suplica algo para Deus (ex. cura de uma doença, oportunidades novas, mudança climática, um cônjuge, etc).

A oração intercessora é um tipo de oração. Isso quer dizer que existem outros tipos ou outros modos de oração, como oração de gratidão, oração de adoração ou oração por perdão. Desses tipos de oração, apenas a oração intercessora levanta problemas filosóficos e provavelmente será o único tipo de oração que abordaremos por aqui.

Agora, finalmente, qual o problema que surge com a oração intercessora?

Bom, o problema surge devido o seguinte argumento:

1. Deus não responderia uma oração cujo pedido fizesse com que o mundo fosse pior do que de outra forma seria.

2. Se o que é pedido em oração fizesse o mundo melhor, então Deus o realizaria, mesmo que ninguém o tivesse pedido.

Portanto, a oração intercessora é desnecessária.

De forma ainda mais simples, se Deus é todo bondoso e Ele sempre quer o melhor para seus filhos, por que Ele precisaria da oração para trazer a tona o melhor para todos? Além disso, alguns alegam, por que Deus tem que reter algumas coisas boas somente até que alguém as peça? Parece um pouco estranho.*

Lógico que essas perguntas já foram tentativamente respondidas, na verdade, desde a idade média! Vale lembrar que esse problema só surge (nesse modelo) para cristãos que acreditam no livre arbítrio do ser humano. Segue algumas respostas abaixo que eu achei interessante trazer pra vocês.

1. Promove o reconhecimento de Deus como autor do bem

Tomás de Aquino foi o primeiro a perceber o problema e ele basicamente respondeu da seguinte forma: devemos orar por algumas coisas boas para que, quando as recebermos, sabermos que Deus é o autor das coisas boas que acontecem conosco. Muitos filósofos modernos, como Michael Murray e Eleonore Stump concordam com Aquino. Michael Murray acrescenta que ao fazer com que certas coisas sejam dependentes da oração intercessora, Deus nos ajuda a evitar a idolatria (auto-suficiência completa que não reconhece Deus como a fonte de todas as coisas boas). Ele também diz que através das respostas de Deus às orações intercessoras podemos aprender a respeito da vontade de Deus ao reconhecermos os padrões de orações respondidas. Eleonore Stump argumenta que Deus espera que nós peçamos antes de Ele nos conceder afim de evitar que sejamos mimados pois seríamos mimados se Deus nos desse tudo aquilo que quiséssemos sem pedir primeiro.

2. Fortalece a interdependência entre pessoas

Essa resposta se refere às orações intercessoras feitas em prol de outras pessoas. Michael Murray e Kurt Meyers sugerem que se Deus faz com que coisas boas para outras pessoas sejam dependentes das nossas orações por elas isso pode construir interdependência e comunidade. Já Richard Swinburne e Daniel e Frances Howard-Snyder afirmam que ao requerer orações intercessoras em alguns casos, Deus assim nos dá mais responsabilidade pelo nosso bem-estar e o bem-estar dos outros.

3. Provê canais diferentes para a resposta à oração

Uma das respostas ao problema da oração intercessora que mais me convence é esta. A resposta é mais ou menos esta: a oração abre novos canais para sua resposta que, sem a oração, não seriam abertos. De acordo com esta explicação, Deus permanece bondoso, já que Ele traria aquele bem à tona de alguma forma mesmo que ninguém orasse por aquilo. Ao mesmo tempo, a função do ser humano para trazer à tona esse bem também permanece já que, com a oração, Deus abre novos caminhos e formas para que aquele pedido venha a se tornar realidade.

O assunto é mais complexo do que deixei transparecer, mas incentivo a todos para pesquisar nas leituras adicionais e trazer seus comentários à pagina do Facebook já que ainda não aprendi a colocar uma caixa de comentários aqui no blog. Aceito orações ou voluntários para me ensinar como fazê-lo! ;)

*A oração intercessora também levanta o problema da presciência divina: se Deus sabe tudo, então Ele sabe tudo o que vamos pedir, e se Ele sabe, por que Ele já não levou tudo em conta na hora de colocar a história em seu curso? Mas isso é tema para outro post.

Featured Review
Tag Cloud
bottom of page